Grupos Biblicos de Reflexão

Na apresentação do Livro “Grupos Bíblicos de Reflexão 2010”, da Arquidiocese de Londrina-PR, nosso arcebispo Dom Orlando Brandes, diz que“este livro é um bom anjo, um bom amigo, um bom mestre, um bom catecismo, porque quer ser um auxilio para as reuniões de grupo.” E que devemos “falar e propagar os Grupos Bíblicos de Reflexão até aos telhados”.

O Papa Bento XVI, diz que o Evangelho deve ser anunciado não só pelos meios tradicionais de comunicação, “mas também pela nova geração de meios audiovisuais como foto, vídeo, animações, blogs e sites, dirigindo-se também aos não fiéis”.

Para tanto estamos utilizando este meio de comunicação, que é a Internet, para divulgar e propagar os Grupos Bíblicos de Reflexão, de nossa Paróquia Santa Cruz, que juntamente com toda Arquidiocese se reúnem nas casas, todas as quintas-feiras. Sendo que na primeira quinta-feira do mês, a comunidade se reúne na Paróquia, para celebrar o Dia da Palavra.

Esse ano os encontros foram elaborados dentro da dinâmica da LEITURA ORANTE DA BIBLIA (LECTIO DIVINA).

Nesta página apresentaremos um resumo dos encontros semanais dos Grupos Bíblicos de Reflexão, procurando assim, motivar a participação da comunidade nos grupos.

Primeiro Encontro

O DISCIPULO OUVE O MESTRE

Texto bíblico: Lucas 10,38-42

Enquanto caminhavamJesus entrou num povoado, e certa mulher, de nome Marta, o recebeu em sua casa. Sua irmãchamada Mariasentou-se aos pés do Senhor, e ficou escutando a sua palavraMarta estava ocupada com muitos afazeresAproximou-se e falou: «Senhornão te importasque minha irmã me deixe sozinha com todoserviçoManda que ela venha ajudar-me!» O Senhorporémrespondeu: «MartaMartaVocê sepreocupaanda agitada com muitas coisasporém, uma só coisa é necessáriaMaria escolheumelhor parte, e esta não lhe será tirada

Uma breve reflexão: Ao meditar essa passagem bíblica, nos identificamos com quem? Com a Marta ou a Maria? Temos conseguido parar nossos afazeres para sentarmos aos pés do Senhor e escutá-lo?

Que possamos dar um tempo para o Senhor. Sentar aos seus pés e ouvi-lo e em algumas ocasiões, conforme nossas necessidades, nos aconchegarmos em seus braços e deixar que Ele nos embale no seu amor, e assim retornarmos fortalecidos para nossos afazeres.

Segundo Encontro

A PALAVRA ESTA BEM PETO DE TI [...], PARA QUE A PONHAS EM PRATICA

Texto bíblico Deuteronômio 30,11-20

Este mandamento que hoje lhe ordeno não é muito difícilnem está fora do seu alcance. Ele não está no céu, para que você fique perguntando: ‘Quem subirá por nós atécéu para trazê-lo a nós, a fim de que possamos ouvi-lo e colocá-lo em prática?’ Também não está no além-mar, paraque você fique perguntando: ‘Quem atravessará por nós o mar, para trazer esse mandamento a nós, a fim de que possamos ouvi-lo e colocá-lo emprática?’ Sim, essa palavra está ao seu alcanceestá na sua boca e no seu coração, para que vocêcoloque em prática. Vejahoje eu estoucolocando diante de vocêvida e a felicidade, a morte e a desgraça.

Se você obedecer aos mandamentos de Javé seu Deusque hoje lhe ordenoamandoJavé seu Deusandando em seus caminhosobservandoos seus mandamentosestatutosnormasvocê viverá e se multiplicaráJavé seu Deusabençoará na terra onde você está entrando para tomarposse dela. Todavia, se o seu coração se desviarvocê não obedecer, se você se deixar seduziradorarserviroutros deuses, eu hoje lhedeclaro: é certo que vocês perecerãoVocês não prolongarão seus dias sobreterraonde estão entrando, ao atravessarJordão, para delatomar posse.

Hoje eu tomocéu e a terra como testemunhas contra vocês: eu lhe propusvida oumorte, a bênção oumaldiçãoEscolhaportanto, a vida, para que você e seus descendentes possam viveramandoJavé seu Deusobedecendo-lhe e apegando-se a ele, porque ele é a sua vida e oprolongamento de seus diasDesse modo você poderá habitar sobreterra que Javé jurou dar a seus antepassados AbraãoIsaacJacó».”

Uma breve reflexão: Para ouvir o Senhor falar, não precisamos ir além mar, ir para o alto, pois a Tua Palavra está em nossa boca e em nosso coração. Não tem como ignorá-la. É preciso colocá-la em pratica. O Senhor nos coloca diante de dois caminhos: a vida e a morte, a felicidade e a infelicidade é necessário escolher o caminho que queremos seguir. Optar pela vida é optar pelo Deus da liberdade e optar pela morte é fazer a opção pelos ídolos, gerando escravidão.

Terceiro encontro

VAI E FAZE TU A MESMA COISA

Texto bíblico: Lucas 10,25-37

Um especialista em leis se levantou, e, para tentar Jesus perguntou: «Mestre, o que devo fazer para receber em herançavida eterna?» Jesuslhe disse: «O que é que está escrito na Lei? Como você ?» Ele então respondeu: «AmeSenhor, seu Deus, com todo o seu coração, com toda a sua alma, com toda a sua força e com toda a sua mente; e ao seu próximo como a si mesmo.» Jesus lhe disse: «Você respondeu certoFaça isso, eviverá!» Masespecialista em leisquerendo se justificardisseJesus: «E quem é o meu próximo?» Jesus respondeu: «Um homem ia descendode Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos de assaltantesque lhe arrancaram tudo, e o espancaramDepois foram embora, e o deixaram quasemorto. Por acaso um sacerdote estava descendo por aquele caminhoquando viuhomempassou adiante, pelo outro lado. O mesmo aconteceucom um levitachegou ao lugarviu, e passou adiante, pelo outro ladoMas um samaritanoque estava viajandochegou perto deleviu, e tevecompaixãoAproximou-se delefez curativos, derramando óleovinho nas feridasDepois colocouhomem em seu próprio animal, e o levoua uma pensãoonde cuidou dele. No dia seguintepegou duas moedas de prata, e as entregou ao dono da pensãorecomendando: ‘Tome contadeleQuando eu voltarvou pagarque ele tiver gasto a mais’.» E Jesus perguntou: «Na sua opiniãoqual dos três foipróximo do homem quecaiu nas mãos dos assaltantes?» O especialista em leis respondeu: «Aquele que praticou misericórdia para com ele.» Então Jesus lhe disse: «, efaçamesma coisa

Uma breve reflexão:

Jesus é esse que nos socorre em nossas tribulações. Ele desce mais baixo que a nossa miséria, para nos levantar. Ele derrama o azeite primeiro, que é o próprio Espírito Santo, que vem curar as nossas feridas. Ele nos coloca em seus ombros e nos leva para hospedaria, que é a SuaIgreja. Para os cuidados, Ele deixa dois denários: a Palavra de Deus e a Eucaristia. E ainda promete que o que for gasto a mais, quando Ele voltar em sua vinda gloriosa, pagará o que é justo para aquele que cuidar dos seus.

Quando somos salvos por Jesus, devemos ir como o samaritano ao encontro de tantos que, como nós, algum dia foram violentados pelo mundo. Você precisa ser um samaritano e se gastar na salvação de muitos.

Gaste-se, pois se você gastar mais do que pode, quando Jesus voltar, Ele pagará a sua recompensa. (www.cancaonova.com)

Que este encontro nos leve a proceder como o samaritano, agindo com misericórdia com nosso próximo. Nos doando, nos dedicando com aqueles que precisam de uma palavra amiga, de um conforto ou simplesmente precisam de um ombro amigo.